Para alcançar a transformação digital e promover a excelência operacional, as empresas estão automatizando processos e integrando dados, com o objetivo de extrair informações de silos operacionais e garantir o livre fluxo de informações em toda a organização. Para profissionais de contabilidade, essa integração é ainda mais valiosa, pois acelera o fechamento de livros, melhora a qualidade dos dados e permite que esses profissionais se concentrem na análise e estratégia, em vez de passar tempo coletando dados.

Com a proliferação de aplicativos SaaS em todos os setores, há muitos dados criados em cada departamento. Como a contabilidade e as finanças são funções críticas para qualquer organização, cada departamento depende delas para desempenhar suas funções, desde cotações, faturas, despesas até a folha de pagamento. Sem sistemas que conectam esses aplicativos, há uma maior dependência de processos manuais, como e-mail e planilhas, para obter informações de uma equipe para outra.

A dependência excessiva de planilhas aumenta o problema do silo de dados e pode levar a erros de entrada manual de dados. Agora é a hora de integrar todos os dados dessas ferramentas em todos os departamentos e se livrar da dependência excessiva de planilhas de uma vez por todas.

O problema com planilhas

Os contadores são apaixonados por suas planilhas, pois elas são uma parte essencial do seu trabalho, fornecendo recursos e capacidades poderosas, como PROCV, tabelas dinâmicas, gráficos, hipóteses, formatação condicional e muito mais. Embora as planilhas sejam extremamente úteis, elas muitas vezes substituem processos ineficientes que exigem horas de recursos caros para preencher dados repetitivos, semana após semana. Além disso, os processos manuais associados às planilhas são propensos a erros humanos dispendiosos e apresentam desafios de auditoria. A capacidade de fechar os livros rapidamente é um reflexo da excelência operacional. Embora haja sempre um lugar para planilhas no departamento de contabilidade, a entrada manual de dados repetitivos e de baixo nível é frequentemente uma oportunidade chave para a automação por meio da integração. Para algumas empresas, a integração de vários sistemas em toda a organização pode economizar centenas de horas por ano, permitindo que todos tenham acesso aos dados corretos no momento certo, sem depender de processos manuais para transferir informações de um lugar para outro.

O caminho para a integração

Existem diversas maneiras de conectar diferentes aplicativos. Em alguns casos, as soluções em nuvem possuem recursos de integração nativos que permitem aos usuários conectar-se facilmente a outros aplicativos. No entanto, embora as integrações desenvolvidas pelo fornecedor lidem com casos de uso populares, elas normalmente não oferecem flexibilidade ou recursos de personalização para casos de uso mais específicos. Por exemplo, se o seu sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP) for altamente personalizado para a sua organização, a integração nativa do seu aplicativo de relatório de despesas pode não funcionar corretamente. Os conectores ponto a ponto (P2P) de terceiros apresentam um problema semelhante: geralmente são prontos para uso e convenientes, mas não são flexíveis o suficiente para acomodar processos de negócios maiores e mais complexos. Conforme os departamentos adicionam mais aplicativos em nuvem, pode ser um desafio desenvolver as conexões P2P individuais necessárias para abordar cada caso de uso. Por fim, você pode se encontrar gerenciando vários fornecedores e tecnologias, o que pode ser particularmente problemático para uma equipe de contabilidade que precisa entender os recursos de conformidade de cada conector.

Encontrando uma solução de integração preparada para o futuro

As soluções de Plataforma de Integração como Serviço (iPaaS) padronizam a forma como os aplicativos são integrados, tornando mais simples para as organizações automatizar processos de negócios. Com o iPaaS, o fluxo de dados entre aplicativos é liberado e a forma como as empresas monitoram, mantêm e atualizam procedimentos é simplificada. Simplificando, o iPaaS torna desnecessário reinventar a roda com um projeto personalizado cada vez que um novo aplicativo é adicionado.

Embora o conceito de integração em nuvem exista há anos e as soluções iPaaS tenham crescido em popularidade, a próxima geração de iPaaS está democratizando a integração de uma nova maneira, permitindo que os usuários de negócios lidem com integrações e manutenção sem envolver a TI.

Com o início de 2020, trazendo considerações fiscais e novas regulamentações, agora é o momento para o departamento financeiro formular e implementar uma estratégia de integração. Uma solução iPaaS robusta de próxima geração pode ajudar os profissionais de contabilidade a abandonar o hábito das planilhas, eliminando processos manuais, quebrando silos de dados, melhorando a qualidade e acelerando o tempo de fechamento.

A transformação digital e a automação comercial são o futuro de qualquer organização, e a integração é um elemento essencial de qualquer estratégia de automação. O departamento financeiro tem um papel fundamental a desempenhar, mas a dependência de planilhas e o acesso limitado aos dados significam que os profissionais de contabilidade gastam muito tempo na entrada e manipulação manual de dados, e muito pouco em estratégia e análise. É por isso que a integração financeira deve estar no topo da mente em 2020 e além.